Tudo sobre Futebol

Tuesday, September 27, 2005

Fifa suspende árbitro e pede solução. STJD anula 1º jogo

Fonte: Veja on-line
27 de Setembro de 2005

A Fifa anunciou nesta terça-feira que o árbitro brasileiro Edílson Pereira de Carvalho está suspenso temporariamente por ter admitido a manipulação de resultados no Campeonato Brasileiro. A entidade máxima do futebol mundial divulgou nota em seu site oficial anunciando que espera o resultado da investigação aberta pela CBF sobre o caso e pedindo uma solução para o assunto.

Também nesta terça, um integrante do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) anunciou o primeiro resultado prático do caso denunciado por VEJA no fim de semana no campeonato nacional. De acordo com um dos auditores que tratam do assunto, já se decidiu que um dos jogos fraudados por Edílson será anulado e disputado novamente. A partida foi entre Vasco e o Figueirense.

Disputado em 7 de agosto, o jogo terminou com vitória do Vasco por 2 a 1, mas o árbitro admitiu ter marcado pênalti duvidoso para o time carioca, decidindo o resultado. A informação ainda não é oficial, mas os times já teriam sido avisados. Além de Vasco x Figueirense, outras dez partidas foram apitadas por Edílson Carvalho no campeonato. Elas também poderão ser anuladas.

Suspeita - No início da tarde, o presidente do STJD, Luiz Zveiter, mudou de posição e afirmou que todas as onze partidas que o árbitro suspeito apitou podem ser disputadas outra vez. Antes, ele defendia que só as partidas em que houve a confissão de manipulação por Edílson fossem anuladas. Segundo dissera Zveiter, três jogos estariam limpos e não seriam disputados de novo.

Agora, o presidente do STJD coloca também essas três partidas - São Paulo x Corinthians, Juventude x Figueirense e Fluminense x Brasiliense - entre as suspeitas. "Estes jogos estão incluídos novamente. Temos de novo elementos que nos fazem refletir sobre eles", disse Zveiter. Ele afirmou já ter conversado com a CBF sobre uma remarcação das partidas anuladas pelas fraudes.

"Se forem comprovadas irregularidades, os jogos serão anulados e repetidos ainda antes do término do Brasileiro. O presidente Ricardo Teixeira já está analisando as possíveis datas", garantiu, em entrevista coletiva na sede da Polícia Federal em São Paulo. Zveiter foi ao local para se reunir com procuradores do Ministério Público que investigam a denúncia de manipulação.


_________________
:: O pessoal tinha toda a razão quando gritava "JUIZ LADRÃO!!!" hehehehe